Project Description

O risco de quedas representa um problema grave para o idoso. É uma situação extremamente frequente que pode ter consequências importantes e limitação progressiva do idoso.

O risco aumentado de queda está relacionado com vários fatores frequentes com o avançar da idade. Problemas visuais, neurológicos, doenças do labirinto e doenças reumáticas entre outros.

Um problema frequente e, particularmente associado com o risco de quedas, é a perda de massa muscular, comum no idoso, particularmente em pessoas sedentárias. Esta situação é chamada de Sarcopenia do idoso e tem se tornado um importante problema de saúde em todo o mundo.

Além da perda de massa muscular, com o avançar da idade existe uma diminuição na velocidade de reflexos e uma perda da propiocepção (que pode ser definida como a capacidade do individuo de identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço)

A abordagem deste problema é realizada na clínica através de uma investigação médica e planejamento fisioterápico específico para cada situação e para as atividades de vida diária do paciente.