Osteoporose é um assunto que gera muitas dúvidas.  Nesta postagem vou falar especificamente sobre o tratamento da osteoporose, mas sugiro a todos que, antes de ler este texto, vejam minha publicação de janeiro 2022 aqui neste blog.

Neste sentido, o primeiro conceito que precisa ficar muito claro é que o objetivo do tratamento da osteoporose é o de prevenir fraturas.  A osteoporose, por si só, não causa nenhum sintoma.   Então, o tratamento da osteoporose é uma forma de prevenção que envolve medidas farmacológicas e não farmacológicas. A decisão sobre quem deve usar medicamentos para osteoporose depende, em parte, do exame de densitometria óssea, mas também de outros fatores individuais como a existência de fratura prévia, doenças associadas e o uso crônico de certos medicamentos como cortcosteróides.

Atenção!  nem todo mundo que tem o exame de densitometria alterado precisa ou deve tomar medicamentos para osteoporose.

Entre as medidas preventivas mais importantes e mais eficientes estão mudanças de hábitos de vida:

• Mantenha atividade física regular

O exercício físico é um dos fatores mais importantes no tratamento e na prevenção da osteoporose. Aliás, a falta de exercícios físicos é uma causa importante da doença. Veja o exemplo dos primeiros astronautas que foram para o espaço onde ficaram sujeitos a um ambiente desprovido de gravidade.  No início das viagens espaciais não se sabia ainda da importância de manter atividade física durante a permanência no espaço e estes primeiros astronautas voltaram a terra com grande perda de massa óssea.  Outro exemplo semelhante é aquele de pessoas que por algum motivo são obrigadas a ficar acamadas por longos períodos. Elas também acabam desenvolvendo osteoporose.

Portanto praticar exercícios é essencial. Deve ser uma prática frequente e regular (no mínimo 3 vezes por semana ou 2,5horas por semana, porém mais é melhor). Obviamente, a escolha do exercício depende de disponibilidades, habilidades e preferências individuais, mas exercícios que envolvam uma certa carga como a musculação e as caminhadas são particularmente recomendados.

Além desses exercícios com carga (e não “ao invés de”) a prática de exercícios que melhoram o equilíbrio também são muito benéficos.

• Tenha uma dieta adequada em cálcio e vitamina D
  • Não fume
  • Evite álcool em excesso
  • Evite o uso de corticosteróides (corticódies)
  • Adote medidas preventivas que diminuam o risco de quedas
  • Medicamentos para a osteoporose

A lista de medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose vem crescendo com novas drogas introduzidas recentemente e outras em fase avançada de estudos.  Vamos citar aqui algumas das principais drogas em uso no momento.

O osso é um tecido vivo em constante transformação. A todo momento existe osso sendo formado e osso sendo destruído (reabsorvido). A saúde óssea depende exatamente de uma boa regulação entre estes dois fenômenos.

As drogas para o tratamento da osteoporose podem atuar diminuindo a reabsorção óssea (drogas antireabsortivas) ou aumentando a produção de osso.

BISFOSFONADOS

A classe de medicamentos mais comumente utilizados no tratamento da osteoporose são os bisfosfonados. Existem vários medicamentos neste grupo como o alendronato, o ibandronato, o risedronato e o ácido zolendrônico.  Todos eles são drogas antireabsortivas, ou seja, diminuem a perda de osso que ocorre na osteoporose primária da mulher após a menopausa, ou do homem com idade mais avançada.  Também diminuem a perda óssea secundária ao uso de corticosteróides.

Os três primeiros são medicamentos de uso oral, enquanto que o último é de uso endovenoso. Os comprimidos podem ser irritantes para o esôfago. Portanto devem ser ingeridos com grande quantidade de água, sempre longe das refeições. Da mesma forma não se deve deitar por pelo menos uma hora após ingerir estes medicamentos.

Estes medicamentos são seguros?

A resposta é, geralmente sim guardando o cuidado de manter uma ingesta adequada de cálcio e vitamina D bem como os cuidados acima para evitar refluxo.   Pessoas com história de refluxo esofágico intenso devem evitar tomar as formulações orais.

No caso do ácido zolendrônico que é de uso endovenoso, a infusão é feita normalmente uma vez ao ano e pode causar uma reação de febre e dor no corpo que dura poucos dias com melhora espontânea.  Algumas pessoas tem uma reação mais intensa e bastante desconfortável, porém os sintomas melhoram com analgésicos simples e não costumam ocorrer com a mesma intensidade nas aplicações subsequentes.

Um ponto importante na questão de segurança destes medicamentos é o tempo de uso.  Os bisfosfonados não devem ser tomados por tempo indeterminado. O uso prolongado está relacionado com um tipo de fratura chamado de “fratura atípica” o que é bastante curioso já que o medicamento é indicado exatamente para prevenir fraturas.  Portanto, após alguns anos de uso (geralmente 5 anos) o medicamento deve ser interrompido temporariamente.

Outra complicação que tem ganhado muito destaque é a possibiidade da ocorrência de osteonecrose de mandíbula. Esta complicação pode ocorrer após procedimentos dentários (em particular aqueles com infecções associadas) e na maioria das vezes em portadores de câncer que fizeram uso de altas doses do medicamento. No seu uso rotineiro para osteoporose, nas doses indicadas, é uma complicação suficientemente rara que pode ser prevenida com boa higiene oral e cuidados dentários regulares.

ESTRÓGENOS

A reposição hormonal com estrógenos é frequentemente indicada no tratamento dos sintomas relacionados à menopausa e foi bem demonstrada sua capacidade de reduzir fraturas. NO entanto são medicamentos associados a um maior risco de câncer de mama e fenômenos tromboembólicos como infarto e derrame. Portanto, o risco/benefício destes medicamentos devem ser avaliados caso a caso entre o paciente o ginecologista e o médico envolvido no tratamento da osteoporose.

MODULADORES SELETIVOS DO RECEPTOR ESTROGÊNICO

O Raloxifeno é um medicamento que de certa forma “imita” os efeitos benéficos dos estrógenos sem a desvantagem de aumentar o risco de câncer de mama, muito embora tenha o mesmo perfil de risco para eventos tromboembólicos.

DENOSUMAB

Este é um medicamento relativamente novo também agindo como droga antireabsortiva.e com um mecanismo de ação diferente das otras drogas desta classe.  Ele é usado na forma de uma injeção subcutânea a cada seis meses e, portanto, não existe o risco de toxicidade esofágica com seu uso. Por outro lado, assim como com os bisfosfonados, existem relatos de osteonecrose de mandíbula. Por outro lado, são drogas que podem ser usadas mais facilmente em pacientes com insuficiência renal.

Um cuidado que se deve ter com este medicamento está relacionado com a interrupção do tratamento já que ele não possui um efeito residual sobre o metabolismo ósseo. Assim sendo, geralmente o tratamento não deve ser interrompido sem uma estratégia alternativa.

Além das drogas antireabsortivas, existem atualmente drogas chamadas de anabólicas, que estimulam a formação de osso.

TERIPARATIDA

A teriparatida é um medicamento de alto custo indicado para portadores de osteoporose com alto risco de fratura. É um análogo do hormônio da paratireóide utilizado na forma de injeção subcutânea de uso diário, por um período limitado de cerca de dois anos.

ROMOSOSUMABE

Este é um novo agente com dois mecanismos de ação. Por um lado, atua como agente anabólico aumentando a produção de osso e por outro atua também como droga antireabsortiva.  È usado na forma de duas injeções subcutâneas aplicadas mensalmente durante um ano.