A Arterite de Takayasu é uma das formas de vasculites sistêmicas que afetam artérias de grande calibre (vejam minhas postagens anteriores a respeito das vasculites) levando à uma inflamação da parede da artéria que costuma evoluir com obstrução das artérias envolvidas.

Assim como outras vasculites, Takayasu é uma doença inflamatória autoimune de causa desconhecida. É uma doença rara que afeta preferencialmente adultos jovens mas pode começar na infância e adolescência ou ser diagnosticada mais tarde por volta da terceira ou quarta década de vida

Quando as artérias dos braços ou das pernas são acometidas o pulso arterial pode ficar fraco ou ausente. Isto pode ser descoberto em um exame de rotina em pessoas absolutamente sem sintomas. Isto porque a obstrução se desenvolve lenta e progressivamente, dando tempo ao corpo de produzir novos vasos sanguíneos para suprir a região afetada (chamada de circulação colateral). No entanto nem sempre este é o caso de forma que a doença também pode se manifestar com sintomas relacionados com a isquemia (falta de sangue) nos membros ou em órgãos internos cujas artéria foram acometidas.

 

SINTOMAS

Classicamente podemos dividir o quadro clínico da doença em duas fases:

A fase inicial, inflamatória, geralmente acontece durante a juventude podendo passar totalmente desapercebida ou ter sintomas bem mais exuberantes, com febre, perda de peso, fraqueza e mal-estar geral. Às vezes, nesta etapa pacientes já apresentam dor na região do pescoço relacionada com o envolvimento da artéria carótida.   Outros sintomas que podem ou não surgir nesta fase são dores articulares e dor no corpo.

Na fase tardia, que ocorre anos depois, estes sintomas relacionados com a inflamação aguda podem estar ausentes e o quadro clínico vai depender de quais artérias evoluíram com obstrução. As artérias acometidas pela Arterite de Takayasu fornecem sangue para a cabeça, braços, pernas e órgãos internos como os rins e o intestino. A inflamação da parede destas artérias causa um espessamento progressivo que pode evoluir com a estenose da luz arterial, ou seja, com a obstrução da passagem do fluxo sanguíneo causando sintomas variados como:

  • Dor nos membros (braços e/ou pernas)
  • Ausência de pulsos ou diferença da pressão entre os dois membros
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Desmaios
  • Acidente vascular cerebral
  • Hipertensão arterial
  • Dor abdominal
  • Dor torácica e as vezes infarto do miocárdio
  • Acidente vascular cerebral

 

DIAGNÓSTICO

Frequentemente o diagnóstico desta doença passa desapercebido pelos pacientes e mesmo pelos médicos envolvidos. Em primeiro lugar porque Takayasu é uma doença rara. Em segundo lugar porque muitas vezes os pacientes não têm sintomas ou têm sintomas leves e muito inespecíficos que podem sugerir uma causa infecciosa.

Na fase tardia da doença, que pode acontecer muitos anos depois do início dos sintomas, exames de imagem como a angiotomografia e a angiorressonância podem demonstrar a presença de estenoses nas artérias. Mesmo com estas alterações detectadas, o diagnóstico permanece desafiador pois a Arterite de Takayasu é apenas uma das inúmeras causas possíveis

Exames de sangue que mostram alterações inflamatórias podem estar alterados, principalmente na fase inicial da doença, mas, novamente, este é um achado inespecífico que surge na presença de qualquer processo inflamatório e não especificamente na Arterite de Takayasu.

Assim sendo, o diagnóstico depende de uma avaliação minuciosa, complexa e altamente especializada. Mais recentemente, novos exames de laboratório e de imagem têm sido utilizados experimentalmente com o intuito de melhorar a eficácia do diagnóstico da doença e devem ser incorporados na rotina diária nos próximos anos.

 

TRATAMENTO

O Reumatologista é o especialista no estudo e tratamento da Arterite de Takayasu.  No entanto, na evolução da doença, frequentemente o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar composta também por Cirurgiões Vasculares, Nefrologistas e outros.

O objetivo inicial do tratamento é prevenir a evolução do estreitamento nas artérias afetadas. Em geral envolve o uso de corticosteroides e outras drogas imunossupressoras que devem ser prescritas por médicos habituados com o uso prolongado destes medicamentos.  Vários tipos de drogas imunossupressoras têm sido utilizados com o principal objetivo de permitir a diminuição ou retirada dos corticosteroides, evitando assim efeitos colaterais com seu uso prolongado.

O tratamento também inclui o uso de aspirina bem como o controle rigoroso dos níveis de colesterol e da pressão arterial. Finalmente, em casos avançados de obstrução arterial podem ser necessários procedimentos de cirurgia vascular.

 

EM RESUMO

  • Arterite de Takayasu é uma doença reumatológica, autoimune de causa desconhecida
  • Início mais frequentemente em adultos jovens
  • Pode ser descoberta ao acaso em pessoas sem sintomas
  • Na fase inicial a doença pode se manifestar com febre prolongada sem causa aparente
  • Com a evolução da doença pode causar sintomas relacionados com a obstrução de artérias para órgãos ou para os membros
  • O diagnóstico pode ser bastante difícil
  • O tratamento envolve o Reumatologista e muitas vezes uma equipe multidisciplinar