Entre as causas menos conhecidas de dor nas costas e dor articular está uma doença bastante comum.

Doença de Forestier, também conhecida como DISH (do acrônimo em inglês para hiperosteose idiopática esquelética difusa) é uma doença caracterizada pela calcificação da inserção de ligamentos e de tendões ao osso. É uma situação bastante frequente, principalmente em homens depois dos 50 anos de idade (ficando mais frequente com o avançar da idade).  Na maioria das vezes não provoca sintomas e acaba sendo descoberta ao acaso em alguma radiografia.   No entanto nem sempre é assim. Alguns pacientes podem desenvolver dor nas costas bem como sintomas mais raros e mais graves em consequência destas ossificações. Além disso o conhecimento desta doença é importante pois o aspecto radiológico pode se parecer e se confundir com de outras doenças reumatológicas, particularmente a espondilite anquilosante.  Por isso mesmo dedico aqui este texto ao esclarecimento dos aspectos básicos da doença.

Ao contrário de outras formas de doenças reumatológicas, DISH não é uma situação inflamatória nem autoimune. Esta doença foi descrita pela primeira vez na década de 1950 e frequentemente foi considerada como um processo “normal” de envelhecimento. Na verdade, não é bem assim.

A principal característica da doença é um processo de neoformação óssea (calcificação de tecidos normalmente não calcificados) que ocorre nas enteses (local de inserção de tendões e ligamentos nos ossos). Isto ocorre por uma hiperatividade de um tipo de célula chamada osteoblasto.

Muito embora a causa disto ainda seja desconhecida hoje se sabe da influência exercida por vários fatores incluindo fatores mecânicos, dietéticos e metabólicos, bem como da exposição ambiental ou à certos medicamentos. Neste quesito, o fator de risco mais estudado é a exposição prolongada à medicamentos derivados da vitamina A. Estes medicamentos são frequentemente utilizados no tratamento da Acne e parecem estar mais relacionados às calcificações que ocorrem no quadril e outras articulações. Ainda assim, esta relação não é totalmente estabelecida, existindo ainda alguma controvérsia neste sentido.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença estão relacionados à coluna.  Qualquer parte da coluna, incluindo a região cervical, dorsal e lombar podem ser afetadas causando dor e rigidez dos movimentos.  Às vezes, articulações dos membros também são acometidas.

Alguns pacientes desenvolvem dificuldade para engolir (disfagia) ou mesmo falta de ar relacionada com crescimentos ósseos nesta região. Bem mais raramente a doença pode provocar compressão de medula com sintomas neurológicos bem mais graves (mielopatia).  O envolvimento neurológico é mais comum nos pacientes com ossificação do ligamento longitudinal posterior da coluna, uma situação mais frequente no Japão, podendo acontecer isoladamente (só ossificação deste ligamento) ou em associação com outras manifestações de DISH.

DIAGNÓSTICO

Os exames laboratoriais não mostram qualquer alteração nesta doença.  O diagnóstico é inteiramente baseado no aspecto radiográfico.

As alterações mais caraterísticas são observadas na coluna torácica (a parte do “meio das costas”). No entanto podem ocorrer também na região do pescoço (cervical) ou lombar bem como nas articulações dos membros.