Fim de tarde combina com fadiga. Porém, para muitos portadores de doenças reumáticas fadiga é uma constante.  Aliás pode ser um dos sintomas mais incapacitantes da síndrome de Sjögren e da artrite reumatoide.

Estudos científicos recentes têm permitido compreender melhor as causas deste sintoma apontam para possíveis tratamentos.

Trata-se de um fenômeno complexo que afeta cerca de 70% dos portadores de Sjögren podendo ser bastante debilitante e pouco responsivo ao tratamento tradicional.

Curiosamente, alguns estudos mostram que a fadiga não está correlacionada com o grau de atividade da doença inflamatória na Síndrome de Sjögren.

Aliás, os pesquisadores observaram níveis mais baixos de substâncias pró inflamatórias nos pacientes com mais fadiga.

Muito embora a fadiga seja provavelmente multifatorial, e que estes fatores possam variar de uma doença para outra, uma nova ideia, bastante interessante tem surgido na literatura científica correlacionando fadiga com um fenômeno de comportamento reacional a doenças.

Explicando melhor: Quando temos uma infecção ou inflamação aguda desenvolvemos fadiga como uma parte importante da resposta do organismo para permitir uma recuperação mais rápida e eficiente. A fadiga teria então uma função protetora.

No entanto, quando a doença é crônica a fadiga perde totalmente a razão de ser.

A nova ideia que foi postulada é de que a fadiga na síndrome de Sjogren seria o resultado de uma resposta mal adaptativa do sistema imunológico.

Esta ideia tem sido reforçada por estudos correlacionando a fadiga com a ação no cérebro de uma substância chamada interleucina 1 que atuaria de forma fisiológica (benéfica) na situação de inflamação aguda, mas teria efeitos ruins quando prolongada.

Por enquanto, teorias sobre a causa da fadiga não levaram a um tratamento farmacológico evidentemente benéfico no para o seu tratamento. Mas isso é só uma questão de tempo.

Por enquanto, medidas não farmacológicas são ainda as melhores opções de tratamento. Mas aguardem, pois, esta é uma área está sendo mais e mais estudada de forma que, certamente, teremos novidades em breve.