Fasciite plantar (faceite ou fascite) é uma condição muito comum que pode se arrastar por semanas e incomodar bastante.

A fáscia plantar é uma banda fibrosa situada na sola dos pés, desde a base dos artelhos até o osso calcâneo. Ela ajuda a manter a curvatura do pé e à distribuir cargas e absorver o impacto. Embora a fasciite seja mais frequente em pessoas obesas e em corredores, ela também é muito comum na população geral.

Acredita-se que a fasciite seja causada por uma inflamação secundária à microtraumatismos repetidos nesta estrutura, daí o nome fasciite (inflamação da fáscia). Por isso ela é mais frequente em obesos ou em pessoas que praticam atividades físicas de impacto sobre o pé.

Outras situações como uso frequente de calçados rasteiros ou andar descalço também podem causar fasciite pelos mesmos motivos.  Da mesma forma encurtamento dos músculos da panturrilha alterações anatômicas do pé (pés cavos ou pás planos) também aumentam a chance de desenvolver fasciite plantar.

Tipicamente o quadro ocorre em pessoas depois dos 40 anos de idade pois, com o envelhecimento a fáscia plantar torna-se menos flexível e as pessoas perdem gradualmente um tipo de “almofada de gordura” que existe na sola dos pés e que funciona como amortecedor. A dor costuma ser notada pela primeira vez, depois de caminhar por mais tempo descalço ou de sandália rasteira, mas uma vez instalada, a dor pode ser bastante persistente.

Em todos estes casos o tratamento envolve perda de peso e, principalmente, adaptação do calçado (elevar o calcanhar, não andar descalço ou de sandália rasteira).  Neste sentido o uso de palmilhas para amortecimento e para elevação do calcanhar são bastante úteis.

Medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem ser usadas sob orientação médica. O uso de anti-inflamatórios de forma continuada é contraindicado nos pacientes acima de 50 anos de idade ou portadores de doença renal. Eles devem ser usados com muita cautela, sempre com orientação médica, em diabéticos e portadores de hipertensão arterial.

A fisioterapia também é benéfica em casos crônicos. Alguns casos mais persistentes ainda podem precisar de infiltrações locais. Muito raramente são indicadas medidas cirúrgicas.

Em todos os casos descritos acima, a fasciite plantar ocorre em consequência direta de sobrecarga mecânica sobre o pé.

No entanto, a fasciite plantar é uma manifestação muito comum de algumas formas de artrite, particularmente a artrite psoriática e a espondilite anquilosante.  Portadores destas doenças costumam desenvolver fasciite plantar recidivante, em conjunto com outros sintomas da doença. Ela pode ser uma das manifestações mais incapacitantes e persistentes destes pacientes e, neste caso o tratamento da doença de base melhora também a dor da fasciite.

Em resumo

• Fasciite plantar é muito frequente
  • Causas mecânicas: obesidade, atividades de alto impacto sobre o pé, calçados inadequados e pés planos ou cavos
  • Causas reumatológicas: artrite psoriática e espondilite anquilosante