Gota é uma forma de artrite relacionada com o excesso de ácido úrico no sangue.  É uma doença que causa muita dor e pode evoluir com grande incapacidade.

A gota tem sido descrita desde a antiguidade. Vários personagens ilustres e membros da realeza foram acometidos pela gota. Por isso mesmo a doença é frequentemente chamada de “a doença dos reis”. Sua relação com excessos alimentares e de álcool fez com que, durante a história da humanidade, ocorresse frequentemente entre as pessoas mais abastadas.

No entanto a gota afeta qualquer um e sua frequência vêm aumentando continuadamente. Atualmente é uma das formas mais comuns de artrite.

A doença começa de forma súbita, com crises de dor articular intensa associada com inchaço e calor local, geralmente nos pés.  A forma mais típica é aquela que acomete o primeiro dedo (dedão) do pé que fica vermelho, quente e inchado, mas outras articulações também podem ser afetadas.

Felizmente existe um tratamento eficiente baseado em medicações que reduzem o nível de ácido úrico e restrições dietéticas. A eficácia do tratamento é muito maior logo após as primeiras crises de artrite. Infelizmente, muitos pacientes tratam apenas da crise, abandonando qualquer cuidado assim que a dor melhora.  Com o passar do tempo, as crises se tornam mais frequentes e incapacitantes podendo levar a deformidades articulares irreversíveis.  Quadros antigos e crônicos podem ser de tratamento difícil e prolongado. O excesso de ácido úrico pode, além de causar crises de artrite, levar a formação de pedras nos rins e deposição de ácido úrico na pele formando nódulos subcutâneos chamados de todos.

QUAIS AS CAUSAS DA GOTA

A forma mais frequente de gota é chamada de Gota primária que acomete preferencialmente homens (mulheres apenas após a menopausa). Ela está relacionada com uma tendência genética que leva a grande produção de ácido úrico ou a dificuldade da eliminação do ácido úrico pelos rins. Esta forma frequentemente vem associada com a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes. Existem ainda formas secundárias da doença, particularmente aquela relacionada com a insuficiência renal.

A crise de gota ocorre pelo depósito de cristais de urato se depositam nas articulações. Isto ocorre em função do excesso de ácido úrico no sangue.

Certos alimentos aumentam os níveis de ácido úrico e podem precipitar os ataques incluindo álcool, frutos do mar, carne vermelha e refrigerantes.

TRATAMENTO DA GOTA

O tratamento da gota envolve medidas para tratar as crises de artrite e para reduzir os níveis de ácido úrico.  Como dito acima, um erro muito comum e potencialmente perigoso é tratar apenas a crise, permitindo a evolução e complicação da doença.

O tratamento das crises de artrite pode ser feito com anti-inflamatórios e corticoides. Outro medicamento eficiente é a colchicina que deve ser iniciada logo após o início dos sintomas.  A colchicina também é útil na prevenção de novos ataques, mas, assim como os anti-inflamatórios e corticoides, não tratam a causa da doença, ou seja, não diminuem os níveis de ácido úrico.

O tratamento para reduzir o ácido úrico no sangue pode envolver diferentes medicamentos que atuam diminuindo a produção de ácido úrico ou aumentando a eliminação urinária dele.  Contraditoriamente, é comum que ocorram novas crises no início do tratamento.  O tratamento deve ser mantido por períodos mais ou menos longos, dependendo da resposta de cada um, e deve ser monitorado para ajuste das drogas e doses.

É incrível. A doença dos reis tem muitas opções de tratamento eficientes, desde que iniciado precocemente e mantido de forma regular por tempo suficiente. Mesmo assim, uma parcela significativa de pacientes simplesmente desenvolve todas as complicações possíveis.

Seria isto uma característica da realeza?