Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, relacionada com um mau funcionamento do nosso sistema de defesa.

Normalmente nosso sistema imune tem a capacidade de diferenciar aquilo que é próprio ao nosso organismo daquilo que é estranho e deve ser eliminado (por exemplo, bactérias, vírus ou células cancerígenas). Nas doenças autoimunes o sistema imune ataca células do próprio organismo, como se elas fossem algo estranho, externo.  Daí vem o nome autoimune.

Certas doenças autoimunes se caracterizam pelo desenvolvimento de anticorpos contra um órgão em específico, como por exemplo, a tireoide em casos de tireoidite autoimune. No caso do lúpus as coisas são mais complexas. Pacientes com lúpus desenvolvem anticorpos contra várias proteínas que existem normalmente nas nossas células e não em um único órgão. Por isso mesmo a doença pode acometer tantos órgãos diferentes.

Mas, o que causa o lúpus?

Esta é uma pergunta que ainda não foi completamente respondida pelos cientistas.  A causa ou causas do lúpus ainda são parcialmente desconhecidas.

Ainda assim, o conhecimento nesta área evoluiu muito nos últimos anos de forma que hoje temos uma imagem bem mais detalhada do que acontece.

No lúpus, uma combinação de fatores genéticos interage com fatores ambientais para o desenvolvimento da doença.  Em outras palavras, pessoas com uma predisposição genética podem ou não desenvolver a doença dependendo de um gatilho ambiental. Alguns destes gatilhos potenciais são conhecidos como, por exemplo, infecções, exposição à luz solar e mesmo certos medicamentos que podem causar uma síndrome semelhante ao lúpus.

Além destes gatilhos, existem alguns fatores de risco, ou seja, que aumentam a probabilidade de desenvolver lúpus.   O mais conhecido é o sexo feminino.  Lúpus é nove vezes mais comum em mulheres do que homens.  Da mesma forma, lúpus começa muito mais frequentemente em indivíduos jovens entre 15 e 45 anos de idade (raramente pode começar na infância ou em pessoas mais idosas).

Muitos pesquisadores estudaram a genética relacionada com lúpus. Embora já tenha sido identificado mais de 50 genes relacionados com lúpus, nenhum deles parece causar diretamente a doença.  Ou seja, eles aumentam a suscetibilidade, mas outros fatores são necessários para que a doença se manifeste.  Na prática isto significa que a doença pode se manifestar em pessoas sem qualquer familiar afetado.  Também implica no fato de que lúpus não é considerado uma doença hereditária.