A Síndrome de Sjögren é uma doença reconhecida por suas manifestações mais típicas: olho seco e boca seca.

Na verdade é muito mais que isso. Ela é uma doença autoimune que pode surgir isoladamente ou associada com a artrite reumatoide, lúpus eritematoso e outras doenças reumatológicas.

Além das manifestações mais típicas a doença pode afetar muitos órgãos diferentes com gravidade/intensidade bastante variáveis.  A maioria dos pacientes têm sintomas mais leves restritos à falta de secreção lacrimal e salivar, No entanto alguns pacientes podem desenvolver artrite incapacitante ou mesmo formas mais graves envolvendo o pulmão, sistema nervoso e rins. Embora seja uma complicação bastante rara, portadores de Sjögren tem maior risco de desenvolverem linfoma.

A doença é mais comum em mulheres e, muito embora possa acometer pessoas de qualquer idade, costuma surgir depois dos 40-50 anos de idade.

SINTOMAS de Sjögren

– olho seco levando a sensação de areia nos olhos, falta de lacrimejamento.

– boca seca. Dependendo da intensidade pode levar à dificuldade para a fala e

deglutição. A falta de saliva facilita ainda o desenvolvimento de cáries.

– cansaço extremo

– aumento das glândulas salivares, principalmente da parótida que fica sob a mandíbula.

(o aumento das parótidas leva a um aspecto semelhante ao observado na caxumba)

– dor nas juntas, muitas vezes acompanhada de inchaço.

– secura genital e secura da pele

– manchas cutâneas

– tosse e falta de ar

– câimbras

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de Sjögren depende de um conhecimento técnico especializado. Nem sempre é tão simples assim pois olho seco e boca seca podem ter inúmeras causas além da Síndrome de Sjögren.  Além disso as múltiplas manifestações de Sjögren podem ser erroneamente diagnosticadas como várias outras doenças incluindo a fibromialgia e artrite reumatoide entre muitas.

A confirmação diagnóstica depende de uma combinação de sintomas, exame físico detalhado e alterações laboratoriais incluindo estudos especiais para avaliar a secreção lacrimal e salivar bem como exames de sangue relacionados com a pesquisa de autoimunidade.  As vezes uma biópsia de glândula salivar (feita no lábio) é necessária como parte da investigação.

TRATAMENTO

A Síndrome de Sjögren é uma doença crônica que necessita acompanhamento prolongado. Muitas pessoas não necessitam de uso de medicamentos de forma continua porém, em casos mais graves o tratamento pode ser mais complexo e especializado

• Tratamento do olho seco: inclui colírios (lagrimas artificiais) e medicação anti-inflamatória/imunossupressora tópica em casos com inflamação ativa
  • Tratamento da boca seca com produtos tópicos e medicações para aumentar a produção salivar
  • Outras manifestações da doença:

A Hidroxicloroquina é uma droga muito útil e frequentemente utilizada para controle das manifestações de Sjögren. Casos mais graves podem necessitar de diferentes tipos de drogas imunossupressores.