Uveíte é uma inflamação do olho que causa vermelhidão, inchaço e dor ocular.

A úvea é constituída pela íris, coroide e processos ciliares. A inflamação de qualquer uma dessas estruturas pode ser chamada pelo nome genérico de uveíte.  Embora algumas vezes a uveíte apareça sem nenhuma causa aparente, frequentemente ela é causada por uma outra doença que precisa ser tratada. Isto porque, sem tratamento ela pode levar a perda visual e cegueira.

Uveíte afeta crianças, adolescentes e adultos, podendo ocorrer bilateralmente ou apenas em um olho.  Na maioria dos casos o tratamento é muito eficiente em resolver a inflamação do olho e evitar cegueira. No entanto, particularmente quando existem doenças reumáticas associadas, a uveíte pode ser recorrente. Nestes casos, o tratamento da doença também leva a um bom controle da inflamação ocular.

Uveíte pode ser subdividida em anterior, media e posterior. Uveíte anterior é a forma mais comum particularmente relacionada com a espondilite anquilosante e outras doenças autoimunes como a sarcoidose e doenças inflamatórias intestinais.  A uveíte media, ocorre mais frequentemente em adultos jovens, as vezes também associada com a sarcoidose (uma doença autoimune que tipicamente afeta as articulações, os pulmões e outros órgãos) mas também com a esclerose múltipla. A Uveíte posterior, mais rara, porém mais grave, frequentemente associada com doenças infecciosas, mas as vezes com lúpus e outras doenças autoimunes. Finalmente, alguns pacientes tem um processo inflamatório difuso, afetando todas as camadas. Esta é a chamada panuveite que além de ocorrer em doenças autoimunes também pode ser um sintoma de vários tipos de infecções virais, bacterianas ou fúngicas incluindo aqui infecções frequentes como a tuberculose, sífilis, e a toxoplasmose.

Em resumo, Uveíte é uma situação grave que pode levar a cegueira. Não deve ser confundida com uma simples conjuntivite.  Existem muitas causas possíveis que podem ser eficientemente tratadas evitando assim a perda visual.

A Uveíte pode aparecer isoladamente, mas, seu diagnóstico requer uma investigação de causas infecciosas que devem ser tratadas imediatamente. Da mesma forma, o diagnóstico de uma uveíte deve levantar a suspeita de uma doença reumatológica autoimune que exige um tratamento especializado.