As vasculites sistêmicas são um grande grupo de doenças autoimunes que se caracterizam pela inflamação de vasos sanguíneos. Cada uma destas doenças é relativamente rara, mas, existem várias doenças neste grupo.

Na minha postagem anterior eu coloquei uma relação das principais doenças que são classificadas como vasculites sistêmicas.  Neste texto vou passar algumas informações gerais referentes ao grupo das vasculites como um todo. Nas próximas publicações vou passar informações úteis sobre várias destas doenças que fazem parte da prática da Reumatologia.

Assim como as várias doenças reumáticas mais conhecidas, as vasculites também são doenças autoimunes, e dor articular é uma das suas manifestações frequentes.  No entanto o quadro clínico delas é muito mais amplo, podendo afetar literalmente qualquer parte do corpo e, portanto, causar os sintomas mais variados possíveis.    Isso faz com que o diagnóstico delas seja bastante difícil para quem não convive com elas na sua prática diária. Como são muito variados, não existe um sintoma específico que faça o médico pensar neste diagnóstico.  Ainda assim existem algumas características clínicas que devem levantar esta hipótese.  Entre as principais situações clínicas nas quais o médico deve pensar em vasculite estão:

• Paciente com envolvimento concomitante de vários órgãos
  • Febre prolongada sem causa aparente
  • Fraqueza e formigamento de mãos e pés, principalmente se houver um diagnóstico de neuropatia periférica.
  • Insuficiência renal aguda
  • Envolvimento pulmonar
  • Inflamação do olho
  • Sinusite e otite crônica ou recidivante
  • Pontos vermelhos difusos na pele
  • Lesões de pele ulceradas
  • Trombose de veias ou artérias

As vasculites podem afetar pessoas de qualquer idade, desde a infância até a terceira idade.  No entanto cada uma delas se comporta de maneira muito distinta. Algumas doenças acontecem apenas em crianças pequenas, algumas são exclusivas de idosos e outras afetam preferencialmente diferentes faixas etárias, gêneros e raças.

A confirmação deste diagnóstico também pode ser um verdadeiro desafio.  O médico precisa ter um conhecimento técnico especializado para avaliar exames sofisticados de imagem e de laboratório que, em conjunto com a história do paciente e o exame físico permitam esta conclusão.  Algumas vezes isto é uma necessidade de emergência médica, outras vezes ocorre em contextos mais crônicos e arrastados.  Em todo caso, o diagnóstico preciso é essencial na definição do tratamento que é bastante diferente em cada uma das formas de vasculites.

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

• Existem várias doenças classificadas como vasculites sistêmicas primárias
  • Estas doenças são raras e pouco conhecidas pela maioria das pessoas. Mesmo entre os médicos, são poucos que têm experiência com este diagnóstico e tratamento.
  • Algumas destas doenças podem se manifestar de forma leve e limitada. Outras têm podem ser muito graves necessitando tratamento agressivo e precoce
  • O diagnóstico das vasculites é complexo necessitando de conhecimento especializado. Pode envolver a necessidade de biópsias além de exames de imagem e exames laboratoriais sofisticados.
  • O diagnóstico precoce destas doenças permite prevenir danos irreversíveis e levar a doença à remissão
  • As vasculites sistêmicas são doenças autoimunes e inflamatórias que geralmente necessitam de algum tipo de tratamento imunossupressor, porém o tratamento varia muito para cada uma das doenças do grupo.