Vasculite é uma inflamação dos vasos sanguíneos.  O que isso tem a ver com reumatologia?  Muita coisa.

Este é um assunto tão complexo quanto fascinante. Vou tentar aqui explicar alguns conceitos gerais sobre este grande grupo de doenças e, em outras postagens, vou entrar em detalhes de cada uma destas doenças.

Em primeiro lugar, vamos deixar claro o nome das coisas.

A palavra vasculite implica apenas na presença de inflamação de um vaso (artéria ou veia). Esta é uma manifestação muito frequente podendo acontecer em uma enorme quantidade de doenças e condições clínicas incluindo doenças reumáticas, doenças infecciosas e neoplásicas.

No entanto, existe um grupo de doenças enigmáticas chamadas de “vasculites sistêmicas”.   Assim como muitas outras doenças tratadas pela reumatologia, as vasculites são doenças autoimunes e, muitas de suas manifestações se confundem com sintomas de outras doenças reumáticas. Aliás, vasculite pode ser uma manifestação de várias destas doenças como lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, artrite reumatoide e polimiosite. No entanto chamamos de vasculite sistêmica primária a um grupo de doenças distintas com nomes complicados, mas que são foco de muita pesquisa médica o que levou a uma verdadeira revolução no seu diagnóstico e, o que é mais importante, no seu tratamento.

O nome destas doenças já é complicado por si só. Além disso, nos últimos anos algumas destas doenças “mudaram de nome” o que pode gerar mais confusão ainda. Por isso mesmo vou colocar aqui, sempre que houver, os dois nomes (o atual e o nome pelo qual elas eram chamadas até bem pouco tempo atrás).

Em geral estas doenças são subclassificadas de acordo com o tamanho do vaso preferencialmente acometido.  Então vamos lá, quais são estas doenças?

• Vasculites acometendo grandes artérias
  • Arterite de Takayasu
  • Arterite de Células Gigantes (também chamada de arterite temporal)
  • Síndrome de Cogan