CLOROQUINA DOENÇAS REUMÁTICAS E EPIDEMIA COVID-19
O que fazer em relação à cloroquina na atual epidemia ?

A hidroxicloroquina é um medicamento importante no tratamento de algumas doenças reumáticas autoimunes como o lúpus eritematoso sistêmico, a síndrome de Sjögren, a síndrome antifosfolípide e a artrite reumatoide. No caso do lúpus eritematoso sistêmico, trata-se de um medicamento essencial.
Estudos com cloroquina e hidroxicloroquina feitos em cultura de tecidos (ou seja não em humanos) mostraram eficácia destes medicamentos contra outros tipos de coronavirus. Isto gerou interesse de pesquisadores na utilização deste medicamento na atual pandemia. Os estudos que se seguiram, ainda não foram suficientes para permitir uma conclusão, porém vários estudos estão em andamento, inclusive aqui no Brasil tanto para a prevenção quanto para o tratamento de formas graves em associação com outros medicamentos.

Enquanto não possuímos dados definitivos, o uso rotineiro da cloroquina como forma de prevenir o COVID-19 não está, ainda, indicado.

No entanto, a extensa divulgação na mídia, particularmente após o pronunciamento do presidente dos EUA, Donald Trump, levou ao cenário que vivemos hoje de falta da medicação nas farmácias, para nossos pacientes em uso crônico da medicação.

Enquanto isso:

1- A hidroxicloroquina (vários nomes comerciais como reuquinol, plaquinol..) só será vendida com receita médica em duas vias.

2- Aguardamos para breve o prometido reabastecimento nas prateleiras das farmácias.

Informações atualizadas serão postadas assim que surgirem.